Pequenas Reflexões



O QUE DEUS QUER NOS DIZER?

                  Em um certo percurso do meu caminho eu já questionei Deus, pela "interferência da vida" na "minha própria vida". Não concordei com as tantas provas que me foram lançadas, protestei contra o peso do fardo que eu carregava, e não entendi seu modo silencioso sem falar comigo, sem responder minhas perguntas, sem me mandar as minhas respostas. Levei um "tempo" para entender que Deus nunca nos deixa falando sozinhos, perdidos, sem respostas, que até o seu silêncio é uma forma de nos responder, e que a minha revolta, minha inquietude e minhas indagações, eram compreendidas por Ele, diante da sua misericórdia sobre minha limitação humana.E assim, Deus na sua sabedoria e amor incondicional, com sua forma majestosa de dar colo, me ensinou que ninguém está pronto, completo, lapidado, forte, se não tiver uma trajetória com quedas e desafios, erros e acertos, ilusões e desilusões, superações e vitórias. Que tudo passa. Que ninguém é sábio e experiente o suficiente que não precise de lições, de aprendizado, e de conhecimento. De fato, nenhuma dessas circunstâncias são facilmente compreendidas como caminhos da evolução e da maturidade, e por isso, sofremos, por relutarmos tantas vezes contra aquilo que não buscamos, que não aceitamos, ou que não aprendemos a lidar. Diante dos meus acertos de hoje, de minha força, serenidade, confiança e fé, eu precisei antes errar, cair, temer, chorar, doer e duvidar. Deus tem me ensinado que "realizar o impossível" é simplesmente possível, que todo dia é dia de "milagres", que nunca é tarde para aprender, para evoluir, para se redimir, perdoar, recomeçar, e mesmo que por vezes eu não compreenda suas respostas, Ele está agindo. Assim como está fazendo com você agora.

A palavra para você hoje é PACIÊNCIA.






                  Nenhuma situação complicada ou fase difícil se perpétua na vida de alguém. Nenhuma jornada em busca de um objetivo, por mais obstáculos que tenha, fica sem nenhuma recompensa. Toda batalha, todo percurso e todo alvo, tem um preço, o qual se paga com as moedas chamadas Esforço e Tempo. Mas quaisquer que sejam as circunstâncias atuais que estejam cobrando o teu esforço demasiado e exigindo o teu tempo de espera, confie. Mentalize bons resultados e coloque-se como vencedor a frente dos teus pensamentos. Continue erguendo seu castelo, tijolo por tijolo, pois logo a vitória vem, mas você precisa acreditar nela.

A palavra é SUCESSO.










                Quando as tempestades não cessarem, quando a luz não se acender, quando portas não se abrirem, quando os espinhos se multiplicarem no caminho, e o coração continuar a doer, não se entregue ao pessimismo, nem desacredite de sua fé. As provações vêm em sequências de situações desafiadoras. É diante desses desafios que você testa a força e a resistência que possui, para então poder ser digno da superação e da recompensa. A melhor hora e o melhor tempo nem sempre são os que você determina para as coisas acontecerem.

A palavra é ESPERA.







                Muitas vezes a insatisfação e o descontentamento diante do nosso caminho são reflexos das circunstâncias desmotivadoras as quais se encontra a nossa vida. Esperamos demais, fazendo o de menos. Queremos o esplendor do sol, o brilho das estrelas, mas não nos atrevemos a enfrentar as tempestades em meio ao céu nublado. A vitória nos cobra posicionamento. Vencer exige coragem, esforço, determinação e persistência. Nada poderá mudar se não contribuirmos para que o novo se estabeleça. Nenhum fruto nasce sem antes ser plantada a semente.

A palavra  é INICIATIVA.






             Alguns erros cometidos podem causar danos, provocar mudanças, mudar o percurso de nosso caminho. Alguns erros são resultados conscientes de nossas escolhas e atitudes, enquanto outros, impensados, imprevistos ou acidentalmente, podem nos proporcionar válidas experiências e a oportunidade de se acertar numa nova tentativa ou em um novo contexto. Alguns erros tornam-se cicatrizes. Outros tornam-se acertos. Mas o mais importante é que quaisquer que sejam eles, o tamanho que tenham, o problema que provoquem, ninguém está condenado a não ter a chance do perdão, a condição do arrependimento, e a oportunidade de tentar de novo. Alguns erros nos guia ao caminho do acerto.

A palavra  é RECOMEÇO.







             Não é o cansaço das tuas caminhadas diante da vida que pode aniquilar os teus sonhos. Não é o fracasso de tuas tentativas que podem matar tuas esperanças. Não são as limitações cotidianas que podem destruir teus objetivos. Não são as decepções e ingratidão causadas por algumas pessoas que podem fazer você desacreditar de si mesmo e do futuro. O que pode te roubar todos os sonhos, matar tuas esperanças, destruir teus objetivos, e te fazer perder a confiança e a fé perante a vida, é apenas a tua atitude em querer desistir frente as tempestades, ou do contrário, você acredita em si, confia em Deus, insisti, e segue enfrentando cada obstáculo.
A palavra para hoje é PERSISTÊNCIA.








              É dito que "O rio atinge seus objetivos porque aprendeu a contornar os obstáculos"'. Todos nós temos dias bons e ruins, momentos de tristezas, outros de alegrias, dias de lágrimas, outros de sorrisos, fases de fracassos, outras de conquistas, e todos nós nos sentimos por vezes desanimados e cansados, e noutros entusiasmados e motivados. Viver é exatamente isso: uma oportunidade de vivenciar varias experiências e sensações. E por isso, seja qual for o desafio desse dia, ou as barreiras dessa fase, vai passar, porque somos capazes de superarmos tais desafios. 
A palavra é SUPERAÇÃO.




         Quando os ventos sopram contra ou a favor, é imprescindível sob quaisquer circunstâncias sempre manter-se sereno, pois diante das adversidades ou das alegrias não se pode deixar comandar pelo ápice das emoções, porque a euforia insensata propícia atos impulsivos, podendo inverter negativamente quaisquer situação, mudando a direção do vento e destroçando ainda mais o que já está em ruínas, ou danificando aquilo que está dando certo. 

A palavra é CAUTELA.





                    Às vezes o que mais desejamos é tempo para nos dedicarmos às coisas que gostaríamos de fazer. Ansiamos para que algo novo e positivo nos surpreenda e quebre a nossa rotina, mude o nosso caminho, e transforme os nossos dias. Mas às vezes o tempo nos concede tempo e oportunidade de renovação, no entanto, em muitas dessas vezes a gente se limita apenas a esperar, desejando que as coisas simplesmente aconteçam, sem que ao menos nos esforcemos para propor as modificações que desejamos para a nossa vida. Não é o tempo o maior responsável pelas transformações do nosso caminho, e sim a nossa atitude em fazer as coisas acontecerem. É fundamental que saiamos em busca de abrir portas, as portas que nos levem à novos horizontes.

A palavra é MUDANÇA.






               Às vezes sofremos por antecipação as consequências de uma situação que ainda nem sequer aconteceu, e depois nos surpreendemos positivamente. Noutras vezes, colocamos expectativas demais sobre um acontecimento ou pessoa que acaba não nos correspondendo, e nos frustramos com os resultados que não esperávamos. A verdade é que sempre estamos indo muito a frente ou muito atrás dos contextos vivenciados. Perdemos a naturalidade de esperar os fatos acontecerem cada um no seu momento. Expectativas, ansiedade, precipitação, impulsividade, tudo isso em demasia resulta no descontrole de nossas emoções e no nosso próprio sofrimento. É preciso ser paciente e ponderar as emoções, aprendendo a viver cada situação sem maiores e nem menores expectativas e julgamentos. 

A palavra para é TEMPO.






              Você espera pelo melhor, pelo extraordinário, pelo que te surpreenda... Você busca as mudanças, as transformações, o novo... E quando essas expectativas não se cumprem você se decepciona, se irrita, se angustia, lamenta, e as vezes até se revolta. Em muitos casos tudo parece tão fácil para os outros, e tão sacrificado para você, que fica até difícil entender as causas e os porquês. Mas lembre-se, não há vitória sem esforço, escolhas sem renúncias, colheita sem plantação, e nem espera sem tempo... Há resultados para quem persiste, insiste, para quem não desiste, para quem se planeja, e para quem acredita. 


A palavra é PACIÊNCIA.







             Muitas vezes o caminho que estamos trilhando parece tão pedregoso, cansativo, cheio de ladeiras, buracos, obstáculos e ventanias, que só desejamos uma oportunidade para mudar a direção, o cenário, os ares e o horizonte. E ficamos tão ansiosos e obcecados por uma grande mudança, que esquecemos de perceber as chances ao nosso redor que poderiam transformar o rumo da nossa caminhada, apenas com a coragem de uma decisão. Às vezes o que nos limita não são os muros das dificuldades, mas as correntes da nossa acomodação.

A palavra é ATITUDE.





                      É preciso juntar nossos próprios pedaços quando nos quebramos por dentro ou nos danificamos por fora. É preciso levantar a cabeça, ergue-se do chão e continuar a caminhar mesmo quando as tempestades tentarem nos tirar do caminho. É preciso conter nossos impulsos e inseguranças e não deixarmos que nossos medos e preocupações interfiram em nossas decisões. É preciso persistir e insistir mesmo quando todas as portas e janelas se fecham diante de nós. A cada dia é necessário nos reconstruirmos para recomeçarmos.

A palavra é FORÇA.








             Ao término de cada dia alguns ciclos podem ser finalizados e outros arquitetados. E diante de um novo amanhecer recebemos a oportunidade de nos reconstruirmos, de nos refazermos, de recomeçarmos, de colocarmos em prática aquilo que planejamos, ou tentarmos superar e resistir aos desafios e tempestades que possam estar nos atingindo. A cada novo dia temos a chance de alçar novos vôos, de superarmos nossos próprios limites, de sermos mais fortes, de curarmos nossas asas quebradas, e de voar bem mais alto. 

A palavra é RESISTÊNCIA.





                Por todas as nossas superações, pela trajetória que trilhamos, pela historia que construímos, pelas amizades que edificamos, pelas experiências que vivenciamos, pela Dádiva da vida nos dada pelo Pai Celestial e pelo amor incondicional que recebemos diariamente do Cristo, e independente de quaisquer problemas que estejamos enfrentando, a nossa reflexão e oração de agradecimento sobre tudo o que nos foi permitido através do sacrifício de Jesus, é nossa melhor ação para este dia.


A palavra é GRATIDÃO.